O governo brasileiro informou que acompanha “com preocupação” os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (14), na capital do Líbano, Beirute, que deixaram ao menos 6 mortos e dezenas de feridos.
“O governo brasileiro reitera seu apoio ao governo do Líbano e aos esforços de toda a sociedade libanesa para restabelecer a calma e a segurança na capital pela via do diálogo e do entendimento”, diz nota do Itamaraty divulgada ontem (15) à noite. A nota informa ainda que não há brasileiros entre os feridos.
Leia aqui a íntegra da nota do Itamaraty.
Na quinta-feira, apoiadores do grupo xiita libanês Hezbollah foram alvos de disparos, quando seguiam para um protesto que exigia o afastamento do juiz que investiga a explosão do ano passado no porto da cidade.
De acordo com o Exército os manifestantes foram atingidos quando passavam por uma rotatória localizada em área que divide bairros cristãos e muçulmanos xiitas. Os tiros teriam partido do bairro cristão de Ain el-Remmaneh.
As tensões políticas causadas pelo inquérito sobre a explosão no Porto de Beirute aumentam, e o Hezbollah, grupo fortemente armado e apoiado pelo Irã, lidera os pedidos de afastamento do juiz Tarek Bitar, acusando-o de ser tendencioso. A explosão deixou mais de 200 mortos em agosto do ano passado.
Internacional Reforma em Cuba não é capitalismo, mas tentativa de burlar bloqueio
Internacional Lula debate com líderes europeus sobre vetos a produtos brasileiros
Internacional Defesa é desafio da política externa do Brasil, diz assessor
Internacional Brasil assina acordo que prevê perseguição policial além de fronteiras
Internacional Mauro Vieira debate Fundo de Florestas Tropicais em Luxemburgo
Internacional Brasil vai integrar Conselho Econômico e Social da ONU