Dois alpinistas islandeses alcançaram o topo do Everest, a maior montanha do mundo, apesar do diagnóstico positivo para o coronavírus.
A façanha representa uma proeza, mas coloca novamente no centro das atenções as autoridades nepalesas, que continuam a autorizar as escaladas, apesar dos casos positivos de covid-19.
Sigurdur Sveinsson e Heimir Hallgrímsson começaram a tossir quando estavam a 7 mil metros, de acordo com uma mensagem que eles mesmos publicaram na quinta-feira, quando relataram a dificuldade de retornar ao acampamento-base.
"Neste momento e neste lugar, não havia como fazer o teste", escreveram os alpinistas em uma publicação no site da Umhyggja, uma organização beneficente islandesa que ajuda crianças enfermas e para a qual a dupla estava angariando fundos.
Antes de iniciar a escalada, os dois apresentaram resultado negativo em um teste de diagnóstico.
Após 67 dias de viagem, os dois alpinistas chegaram ao topo, a 8.849 metros de altitude, na segunda-feira, às 4h30 locais.
"Na descida, começamos a nos sentir muito cansados, a tossir e a passar mal", completaram.
Apesar das dificuldades respiratórias, eles conseguiram chegar ao acampamento-base na quarta-feira, onde um exame confirmou o resultado positivo para covid-19.
Vários casos de coronavírus foram registrados nas últimas semanas entre os alpinistas estrangeiros.
O governo do Nepal se nega a falar de um aumento de casos no Everest e continua permitindo as escaladas, ao contrário do que aconteceu no ano passado.
Internacional Reforma em Cuba não é capitalismo, mas tentativa de burlar bloqueio
Internacional Lula debate com líderes europeus sobre vetos a produtos brasileiros
Internacional Defesa é desafio da política externa do Brasil, diz assessor
Internacional Brasil assina acordo que prevê perseguição policial além de fronteiras
Internacional Mauro Vieira debate Fundo de Florestas Tropicais em Luxemburgo
Internacional Brasil vai integrar Conselho Econômico e Social da ONU