Terça, 23 de Junho de 2026
63 98120-2608
Geral Tocantins

Governo do Tocantins forma 1ª turma do curso de segurança e proteção de autoridades

Mais de 40 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram a capacitação; solenidade também foi marcada pela homenagem de autoridades ci...

23/06/2026 17h03
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Ao todo, 43 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram o curso de segurança e proteção de autoridades - Foto: Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Ao todo, 43 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram o curso de segurança e proteção de autoridades - Foto: Felipe Cruz/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Casa Militar, realizou nesta terça-feira, 23, em Palmas, a solenidade de formatura do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA/2026), e a outorga de Medalhas Guardião do Araguaia. Ao todo, 43 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram a capacitação; e 26 autoridades civis e militares foram agraciadas com a honraria. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com a presença de representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.

O CSPA é uma capacitação inédita voltada ao aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais responsáveis pela segurança institucional e pela proteção de autoridades. Promovido pela Casa Militar do Tocantins, o curso teve como objetivo desenvolver competências específicas para o planejamento; a coordenação e a execução de ações de segurança aproximada; a proteção de dignitários; o gerenciamento de riscos; e a atuação em situações críticas.

A capacitação reuniu profissionais de diferentes instituições do Tocantins como a Polícia Militar (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), o Ministério Público (MPTO), Tribunal de Justiça (TJTO), além da Casa Militar do Governador da Bahia e do Gabinete Militar da Governadoria do Piauí.

Ao longo da formação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas relacionadas à segurança de autoridades, inteligência, direção defensiva e evasiva, atendimento pré-hospitalar tático, gerenciamento de crises, armamento e tiro, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função de segurança e proteção de autoridades.

Homenagem

Durante a cerimônia, foi realizada também a outorga da Medalha Guardião do Araguaia, instituída pela Lei nº 4.144, de 12 de abril de 2023, que simboliza o apreço por homens e mulheres que, por meio de suas ações e dedicação ao serviço público, deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido com o bem comum.

Autoridades civis e militares receberam a distinção honorífica que busca valorizar exemplos de liderança, profissionalismo e dedicação ao serviço público, evidenciando o papel desempenhado pelos homenageados no fortalecimento das políticas públicas e das ações estratégicas desenvolvidas em benefício do Estado.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Francinaldo Machado Bó, destacou que a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas. “Hoje [terça-feira, 23] celebramos dois momentos de grande significado para a Casa Militar e para o Tocantins. A formatura representa um marco histórico na qualificação dos profissionais responsáveis pela segurança institucional. Da mesma forma, a entrega da Medalha Guardião do Araguaia simboliza o reconhecimento do Governo do Tocantins àqueles que, por sua dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados, contribuíram para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou.

Autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Guardião do Araguaia pelas ações e pela dedicação ao serviço público - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Guardião do Araguaia pelas ações e pela dedicação ao serviço público - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Homenagem simboliza o apreço por homens e mulheres que deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Homenagem simboliza o apreço por homens e mulheres que deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Secretário-chefe da Casa Militar, coronel Francinaldo Machado Bó, destacou que a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Secretário-chefe da Casa Militar, coronel Francinaldo Machado Bó, destacou que a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
Cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos - Felipe Cruz/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias