Foi sancionada na segunda-feira (3) a Lei 15.248, de 2025, que criou o Dia Nacional do Motociclista Profissional. A data será comemorada anualmente no dia 29 de julho. O projeto que deu origem à lei ( PL 1572/2021 ) foi iniciado no Senado e aprovado pela Câmara em 2025 sem mudanças.
Ao apresentar o projeto, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) lembrou que a categoria enfrenta riscos diariamente e que o trabalho dos motociclistas profissionais ganhou mais visibilidade na pandemia. O senador ressaltou ainda que, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 11 mil motociclistas mortos em acidentes de trânsito por ano.
O 29 de julho faz alusão ao dia em que foi sancionada a Lei 12.009, de 2009 , que regulamentou as profissões de motoboy, mototaxista, motofretista e motovigia. Além do Dia Nacional do Motociclista Profissional, criado pela nova lei, o Brasil já tem o Dia Nacional do Motociclista, instituído pela Lei 15.006, de 2024 , e comemorado em 27 de julho.
Senado Federal Cleitinho critica Justiça pela possibilidade de Bolsonaro cumprir pena na Papuda
Senado Federal Laércio homenageia 64 anos de fundação do Banco do Estado do Sergipe
Senado Federal Izalci Lucas defende educação profissional para reduzir a violência no país
Senado Federal Transformação de cargos no TRT do Mato Grosso vai à sanção
Senado Federal Plenário aprova voto de censura a chanceler alemão
Senado Federal Projeto de incentivo à sustentabilidade na indústria química vai à sanção