O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à CPI da Covid, do Senado Federal, nesta terça-feira (8), que recebeu a médica Nise Yamaguchi no Ministério da Saúde e que ela lhe entregou um protocolo de cloroquina usado em Cuba.
A fala se deu quanto o ministro foi questionado pelo senador Renan Calheiros sobre a atuação de um suposto "gabinete paralelo" de aconselhamento ao governo e tomada de decisões em relação à pandemia.
"A professora Nise yamaguchi eu recebi no ministério uma vez e ela me entregou um protocolo de cloroquina que era usado em Cuba, e eu recebi. Me entregou, mostrou aquilo lá, e eu recebi, como recebo outras pessoas", afirmou.
Queiroga negou que o governo pretende tirar do ar uma nota técnica publicada em maio do ano passado com orientações sobre o uso de medicamentos como a cloroquina em fase inicial de infecção por covid-19. Segudo o ministro, a nota ficou na história e
"É uma nota técnica que perdeu o objeto. Não é um ato administrativo, não cabe revogação.
Faz parte da história", afirmou.
Direitos Humanos Parlamentares e organizadores pedem recursos para Parada LGBTI+ do Rio
Direitos Humanos Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra tem festas em todo país
. Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões
. Ex-pugilista Maguila morre aos 66 anos de idade
. Governador Wanderlei Barbosa anuncia Fundação Getúlio Vargas como a banca organizadora do concurso da PMTO e entrega 72 veículos para a corporação